segunda-feira, 19 de outubro de 2009

DICAS DE TENDÊNCIAS E DECORAÇÃO......

TENDÊNCIAS....

As tendências na decoração para esta temporada estão dividas em 3 grupos:
Os tecidos chamam atenção pela sofisticação das sedas. Os cheniles ainda permanecem, porém agora com tramas diferentes. Para fugir do comum, eles vêm associados à estampas listradas, bolas, florais ... Vale fazer um sofá com pano liso (de uma só cor) com inúmeras almofadas com variadas estampas, misturando-se listradas com florais, todas com tons harmoniosamente combinados.
Por falar em tons... viva as cores fortes! Lembra do bordô (ou vinho) que há tanto estava de lado? Ele voltou e com tudo! Na onda do bordô vêm junto o berinjela, roxo, lilás.
De novidade temos também o verde piscina, ainda acanhado, mas aos poucos vai chegando assim como na moda feminina.
As cores que permanecem são o preto (que numa seda básica fica ma-ra-vi-lho-so!!!), os beges e os tons ratos, um pouco mais acinzentados e, por fim, o marrom associado à varias cores, mas principalmente ao ‘azulzinho hortência'. Nas madeiras lacas com muito brilho dê preferência preta. Lembre-se que isso é tendência. Quem prefere algo mais clássico pode optar por móveis dos tons ‘nozes' aos ‘chocolates'. ........

DECORAÇÃO....

• Use nas paredes cores neutras e claras. O tom castor combina praticamente com qualquer cor de móvel. Dá um leve destaque em móveis brancos e não pesa com móveis escuros. E não esqueça: o teto deve ser branco.
• Se você gosta de cores alegres mas tem medo de que logo o ambiente fique cansativo, lance mão de móveis de cores neutras, que variem do bege ao marrom. Deixe para usar estampas e cores fortes em almofadas, pufes, quadros e objetos, pois peças pequenas são mais fáceis ($) de serem substituídas.
• Uma dica importante para quem têm ambientes pequenos é utilizar espelhos. Eles dão a sensação de que o ambiente é maior. Use-o numa grande moldura encostado numa parede com um aparador na frente ou então peça à um vidraceiro de sua confiança para fazer peças bisotadas (acabamento nas bordas que dá um charme todo especial à peça). Se ele puder colá-las fica mais elegante do que usar com pinos de fixação.
• Sua casa não precisa estar, necessariamente, inteira com móveis no mesmo acabamento (ex. toda em madeira escura) experimente colocar peças de matérias-prima diferentes. Por exemplo, coloque na sua sala uma poltrona em ratan ou uma mesa de centro em aço c/ tampo de vidro. Vai ficar lindo! Hoje em dia, não mais preciso estar tudo igualzinho. Basta ter bom senso.
• Peças de família também podem ganhar um lugar de destaque, ou você pode simplesmente voltar a usá-la.
• Agrupe objetos em coleções, em cima de uma bandeja ou numa prateleira específica. Desta forma eles ganharão mais destaque do que um em cada canto da sala.
• O mais importante disso tudo é você se sentir bem em sua casa... Cada casa é única, e deve ter a cara e o jeitão de quem mora nela. O arquiteto deve apenas lhe auxiliar tirando suas dúvidas e dando segurança na sua reforma ou compra de novos móveis.